fbpx
Close

Como aumentar o engajamento em Mídias Sociais?

Quando o assunto é internet muitas são as teorias e os ‘achismos’ defendidos. O que precisa ficar claro é que a palavra de ordem neste mundo digital é ‘depende’.

Toda e qualquer estratégia a ser utilizada para que uma campanha de marketing digital dê certo, ‘depende’ do cliente, ‘depende’ do público que se quer atingir, ‘depende’ de qual mídia social a empresa está, ‘depende’ do investimento que será feito, ‘depende’ das ferramentas que serão utilizadas, ‘depende’ da ansiedade do cliente com o resultado breve da campanha, ‘depende’ de uma série de variáveis que tornarão uma campanha próspera ou não.

A maior busca entre os empreendedores e principalmente as agências de marketing digital, quando o assunto é internet, é ajustar todos os ‘depende’ para conquistar o tão desejado e-n-g-a-j-a-m-e-n-t-o.

Engajamento é basicamente ter audiência, curtidas, comentários, marcações, compartilhamentos, é ter atenção do público nas publicações da página, é ter interação. Quando se tem engajamento, significa que há interesse das pessoas pelo tema central. Com isso, o resultado é que o produto ou serviço da empresa será mais facilmente consumido pelas pessoas ‘engajadas’.

Mas afinal, o que é preciso fazer para ter engajamento? Abaixo citarei alguns pontos:

Desenvolver uma estratégia de conteúdo específico para o público que se quer atingir. Conhecer bem ele, falar a sua língua;
Estar nas mídias sociais em que este público está;
Fazer publicações com frequência, assim o cliente sempre tem contato com sua empresa, seu produto/serviço, tornando-o mais presente no seu dia-a-dia. Publicar de vez em quando, prejudica a sua audiência e faz com que seu público te esqueça diante de tantos concorrentes mais assíduos;
Responder todos os comentários e agradecer aos compartilhamentos feitos, mostrando que está atento, aumentando a interação e interesse por eles;
Fazer uma chamada para ação em suas publicações, fazendo perguntas, publicando jogos interativos, pedindo a opinião das pessoas, fazendo com que elas se aproximem da empresa e se sintam parte dela. Assim além de seguidores, ganhará ‘evangelizadores’ de sua empresa;
E analisar os relatórios que mostrarão quais conteúdos tiveram maior relevância, para assim torná-los mais frequentes.

O mais interessante do marketing digital, é a sua versatilidade e possibilidade de alteração de uma campanha, quando ela ainda está em execução. O engajamento nos ajuda nisso, pois podemos selecionar o que tem audiência e reforçar este tipo de conteúdo.

Priscyla Caldas