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Lush Cosmetics: marketing ambiental, filosofia ou ativismo?

Conheço a história e proposta da Lush há algum tempo e ultimamente falo sobre ela em algumas palestras. Como as unidades do Brasil fecharam no primeiro semestre do ano passado e Salvador não tem, só pude conhecer pessoalmente agora, nos Estados Unidos, em Santa Mônica.

A Lush é originária de U.K. e tem unidades em todo mundo. É conhecida por ser bastante ativista e defensora das causas animais, ambientais e sociais.

Seus produtos não são testados e não vem de origem animal, as embalagens são de papel ou recicláveis e sua equipe tanto de vendas quanto de produção, são beneficiados por programas internos e valorizados enquanto seres humanos.

Por conta desta filosofia, os produtos são apresentados nas lojas como se fossem alimentos em uma feira. Os cheiros e formas, em sua grande maioria, se assemelham a natureza. Cartazes de animais com mensagens de reflexão e frases nas paredes, como: ‘testes em animais não nos dão produtos químicos seguros’, ou ‘mais da metade dos nossos produtos podem ser levados para casa sem embalagem’ ou ‘deixe a mãe natureza trabalhar sua mágica com lindas manteigas de frutas frescas para deixar sua pele macia’, são espalhados por toda a loja.

Suas campanhas publicitárias têm bases ambientais, sociais e políticas. Falam sobre animais, natureza, mas também falam sobre mulheres, homossexualidade, diversidade, liberdade, entre outros temas, tudo óbvio, com enfoque nos seus produtos. As (os) modelos fogem dos padrões de beleza adotados como comerciais e fazem paralelos com suas consumidoras, que protagonizam muitas de suas campanhas. A marca de um modo geral, levanta bandeiras pouco comuns no segmento e conquista a cada dia mais espaço com um público mais voltado para o consumo consciente.

Estar na Lush para mim era mais que estar em uma loja de cosméticos, era vivenciar, inserir e compartilhar de tudo que acredito e defendo. Vivemos em um mundo capitalista em que a exploração da natureza já chegou a níveis extremos, muito dela é retirado, pouco devolvido.

Muitas ações podem ser realizadas para melhoria desta relação, mas pouca coisa é feita de maneira efetiva, buscando realmente uma preservação e cuidado com o meio ambiente. Acredito que se houvesse um beneficiamento mais significativo e/ou multas mais agressivas, as empresas de um modo geral teriam uma maior preocupação. Infelizmente, quando é sentido ‘no bolso’ a “consciência” acontece. Não acho que seja o ideal, mas pode ser um caminho.

Diante do que já li a respeito da Lush, esta para mim, é um modelo de empresa na qual gostaria que se tornasse referência para permanência das empresas no mercado. Enquanto isso não acontece, fico com este desejo apenas em meus sonhos, quem sabe um dia… ??❤??

Abaixo algumas imagens internas da loja que fica no endereço: 1404 3rd Street Promenade, Santa Monica, CA 90401.

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