Close

O papel e importância das mídias sociais na prevenção do Coronavírus

O papel e importância das mídias sociais na prevenção do Coronavírus

[Opinião] Em meio a tantos episódios de ‘fake news’ nos últimos anos, estou surpresa e feliz com o que eu pelo menos estou vivenciando em se tratando de disseminação de informações sobre o Covid-19, através da internet.

Profissionais de saúde gravando vídeos informativos, empresas publicando textos falando sobre os impactos que a doença pode causar, grupos de whatsapp compartilhando informações vindas de fontes seguras, páginas especializadas publicando dados atualizados, especialistas gravando ‘lives’ para tirar dúvidas da população, equipe se organizando para ajudar os grupos de risco, ou seja, as mídias sociais sendo utilizadas de forma madura e como ferramenta para orientar e acalmar a população sobre as questões relacionadas ao vírus e todas as consequências que podem vir.

Já sabemos que a população de uma maneira geral, dorme e acorda com os smartphones nas mãos e, o uso da internet para disseminar informações úteis é muito importante, porque ela alcança um número maior de pessoas gerando um impacto grande devido a quantidade de usuários online por segundo.

Precisamos claro, ficar atentos as fontes destas informações, para não compartilhar dados equivocados piorando ainda mais um período tão sensível que o país, ou melhor, o mundo está enfrentando. Mas presenciar o que está acontecendo neste momento, já é um grande avanço e perceber que há um movimento em busca de fontes confiáveis e de dados reais.

Espero que a temporada ‘fake news’ se encerre ou diminua drasticamente. Já não aguentamos mais conviver com tanta inverdade e falta de responsabilidade por meio daqueles que detêm o poder da comunicação nas mãos.

Priscyla Caldas