fbpx
Close

Ter repertório te salva

Ter repertório te salva

Patrícia Moraes, coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema e Designer Gráfico em um centro universitário de referência na cidade de Salvador, Bahia (BA), diz aos alunos matriculados no primeiro semestre: “Vocês escolheram uma área muito intelectual, precisam estar atentos a isso”. Patrícia reforça a mesma mensagem até que eles se formem. Por que ela faz esse alerta?

As áreas da comunicação estão cada vez mais integradas. O trabalho de jornalistas é compartilhado com a ajuda de profissionais de marketing digital, que fazem produções audiovisuais inspiradas nas cinematográficas, realizadas por cineastas que precisam de assessores de comunicação durante a propagação delas. Ou seja, as demandas dos comunicadores eram e continuam sendo feitas em conjunto. Provavelmente, essa é a força motriz da necessidade de criação de repertório.

Processo criativo de produtores de conteúdo

O processo criativo de produtores de conteúdo ganha em agilidade e solidez quando eles estão atentos às notícias de marketing e mídia. A leitura de textos voltados para a aprendizagem de diferentes temas também é importante. Quando você é responsável por escrever a pauta das redes sociais de um cliente relacionado ao campo da psicologia, é interessante ter lido autores como Friedrich Nietzsche e Irvin D. Yalom porque eles abordam a mente humana em suas obras.

Além da literatura, a potência dos conhecimentos contidos nos filmes de ficção ou não-ficção deve ser considerada. Neste caso, priorizar narrativas estrangeiras traz um lucro a mais, já que outras culturas são acessadas. Acompanhar séries populares também é um diferencial. Como por exemplo, Modern Love (2019), um sucesso de audiência na Netflix com boa repercussão nas redes sociais, desse modo, montar conteúdos que conectem trechos da série a marca que você trabalha, através de memes ou vídeos, é possível alavancar suas visualizações. 

O descanso se torna ainda mais importante

Na maioria das vezes, o consumo da arte e a leitura são atividades escolhidas para passar o tempo livre. Está tudo bem. O fichamento de todos os textos que estão sendo lidos não é uma urgência. Só que quando se escreve com o propósito de manter a atividade de empresas no universo digital, até os passatempos podem ser aproveitados. Simplificando, é mais inteligente descansar quando é possível. Você aproveita mais quando a narrativa de um filme de Bergman, diretor sueco consagrado, é desvendada aos seus olhos, no final de semana, do que quando está cansado (a) e insiste em passar horas no mesmo arquivo do Google Docs. Pense nos insights que você pode ter!

Por: Verena Pita