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Venda além dos limites do seu município – marketing digital para cidades pequenas

Quando comecei a estudar marketing, ainda na época da faculdade, existia a diferença entre o marketing pensado para cidades grandes e o que era voltado para cidades pequenas, do interior.

De maneira geral, a maior mudança aparecia quando era definido o ‘P’ – Promoção dentro do Marketing Mix, conceito definido por Philip Kotler, que tem como base os 4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção. Dependendo do segmento e verba disponibilizada, eram escolhidos além de jornal, rádio e revistas locais, o carro de som e a panfletagem em dias de feira, muito característicos de cidades pequenas. Nesta época, no início dos anos 2000, internet estava começando a ganhar espaço e até onde eu me lembro, marketing digital ainda não fazia parte dos planejamentos anuais.

Tomando como base essa linha de raciocínio, quando se tratava de micro a médias empresas fora dos grandes centros, a área de alcance se restringia ao município em si e as localidades vizinhas. Com a chegada da internet e a evolução das estratégias de marketing, incluindo nos últimos anos essa era digital, alguns empreendedores começaram a perceber a importância de investir nesta nova realidade.

Já dei cursos e palestras em algumas cidades da Bahia e afirmo que, pelo menos em relação ao público que tive contato, o pensamento ainda está muito ultrapassado. A percepção é de anos atrás e mesmo cientes das ferramentas e, alguns deles já utilizando para seus negócios, estas são subutilizadas.

Ainda não existe, em grande escala, a compreensão de que uma organização no interior pode (e deve) comercializar com outros estados e se desejar, países. Os serviços que até então são oferecidos apenas para os clientes de sua cidade, precisam ser expostos na internet, de forma a atingir públicos além dos limites do seu município.

A construção de um site ou loja virtual bem estruturado, páginas no Facebook e Instagram gerenciadas de maneira estratégica para expor e vender produtos e serviços, investimentos em links patrocinados com objetivos claros, atendimento ao cliente por aplicativos como WhatsApp e cadastro da empresa no Google, seriam algumas das ações para tornar qualquer negócio, do interior ou não, acessível para um mercado consumidor mais distante.

Desta forma, os empreendedores poderão comercializar com mercados muito mais amplos e com isso, aumentar seu faturamento e consequentemente, sua lucratividade.

Avalie seu negócio, quais os seus diferenciais, potencialidades e fraquezas, o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado, em quais mercados deseja atuar, qual público pretende atender e aonde quer chegar. Invista em estratégias disponíveis na internet, com acompanhamento de uma empresa especializada e prepare-se para dar vôos muito mais altos!

Não reduza sua área de atuação para apenas um ou dois povoados, seu negócio merece ser conhecido pelos quatro cantos e a internet pode facilitar isso.

E agora, depois do que acabou de ler, vai continuar esperando ou vai se preparar para ‘vender além dos limites’?

Bons vôos!

Priscyla Caldas

  • Foto de Santo Amaro da Purificação, encontrada na internet. Autor não localizado.